SERVIÇO:
 

João e Maria – Um musical
 
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rodrigo Coelho Neto, S/N
Centro de Niterói-RJ
Informações: (21) 2613-2734
 
Temporada: de 06 a 21 de agosto de 2016
Dias e horários: sábado e domingo, às 16h.
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre (indicado para crianças a partir de 2 anos)
Gênero: Infantil
 

Mais informações:
http://joaoemaria.cineteatroproducoes.com.br/
 

Assessoria de imprensa do espetáculo:
 
Bianca Senna
(21) 97928-0055 | bianca@astrolabiocom.com.br
 
Fernanda Lacombe 
(21) 98121-7409 | fernanda@lageassessoria.com
 
Paula Catunda
(21) 98795-6583 | paula.catunda@gmail.com 
JOÃO E MARIA – UM MUSICAL
CURTA TEMPORADA EM NOTERÓI
 
O dramaturgo Daniel Porto faz uma adaptação musical do clássico
conto alemão dos irmãos Grimm
 
Peça faz curta temporada até 21 de Agosto, aos sábados e domingos às 16h no Teatro Popular Oscar Niemeyer em Niterói-RJ
 
Os irmãos João e Maria fazem parte de uma família de camponeses que luta para fugir da miséria durante a Idade Média. A terra infértil não produz mais alimentos e a Peste Negra tomou conta de tudo na cidade, o que faz com que o pai tenha que tomar uma difícil decisão: abandonar os filhos no meio da floresta. Famoso conto alemão dos irmãos Grimm, João e Maria continua encantando crianças e adultos, mesmo dois séculos após a sua primeira publicação (1812), na Alemanha. Fascinado pelos clássicos da literatura infantojuvenil, o dramaturgo Daniel Porto fez uma adaptação musical da obra.  João e Maria – Um musical estreia no dia 19 de março, no Imperator. O projeto é uma idealização do autor em parceria com o ator Alexandre Lino, que assina a direção de produção. A peça marca a estreia de Daniel na direção.
 
Em João e Maria – Um musical, a história é contada por quatro atores – Antonio Carlos Feio (pai), Luciana Victor (madrasta e bruxa), Alice Maria Paiva (Maria), Eduardo Cardoso (João) e Rafael Ballest (substituto do personagem João) – que cantam ao vivo as seis músicas originais criadas pelo diretor musical da montagem, Tibor Fittel, em parceria com o autor. Inspiradas no fado e em cantigas medievais, as canções permeiam todo espetáculo. “São letras elaboradas e simples ao mesmo tempo, como cantigas e cirandas que todos sabem cantar”, conta o autor, que trabalhou com Fittel em uma versão para o clássico As aventuras de Pinóquio.
 
Em cena, a família de João e Maria passa fome. Há muita gente e pouca comida. A solução apontada pela madrasta assusta o pai, que reluta em abandonar os filhos no meio da floresta. Os irmãos escutam a conversa dos dois e bolam um plano, para caso sejam deixados na mata: fazer uma trilha de pedras que brilham no escuro durante o caminho. Depois que são largados à própria sorte, João e Maria passam por percalços para sobreviver aos perigos do bosque, incluindo um encontro com uma mulher sedutora e malévola que os oferece muitos doces. “Os personagens estão mais humanos. Tudo é permeado pela fome. São personagens que você pensa: ‘poderia encontrar essa pessoa na rua’. A bruxa, por exemplo, tem um histerismo, uma loucura, mas é crível", explica o diretor. 
 
Criado por Karlla de Luca, o cenário de João e Maria – Um musical remonta a um teatro antigo. De forma lúdica, a cenografia vai se revelando como num livro com ilustrações em pop up. Os elementos de cena são manualmente articulados pelo elenco durante a apresentação. Os figurinos também assinados por Karlla seguem a estética do teatro mambembe.
 

Sobre o autor e diretor – Formado em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Daniel Porto é natural do Rio de Janeiro. Para o teatro, escreveu as comédias Acabou o Pó e O pastor – sucesso de crítica e público, esta última figurou no ranking das melhores peças da revista Veja Rio e foi indicada ao prêmio Botequim Cultural, na categoria melhor texto. No teatro infantil, adaptou o conto O duende Rumpelstiltskin, de autoria dos irmãos Grimm, com direção de Daniel Dias da Silva, indicada pelo Guia da Folha de São Paulo como uma das melhores peças cartaz. Também escreveu As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, dirigido por Carina Casuscelli.
 
Em 2016, Daniel Porto assina a dramatugia de Volúpia da Cegueira, direção Alexandre Lino; e Sputink’s bar, dirigido por Renato Livera, além da comédia Tia Glorinha, de Gustavo Paso. Fez a pesquisa histórica de Chica da Silva - O musical, do diretor André Paes Leme. Participa do Festival de Curitiba 2016 com uma adaptação da obra O pequeno príncipe,  dirigida por Edson Bueno. O espetáculo  João e Maria – Um musical marca a sua estreia na direção.
 
FICHA TÉCNICA:
 
Texto e direção: Daniel Porto
Direção musical: Tibor Fittel
Elenco: Antonio Carlos Feio, Luciana Victor, Alice Maria Paiva, Eduardo Cardoso e Rafael Ballest
Preparação vocal: Tibor Fittel
Cenário e figurino: Karlla de Luca
Videomaker e projeções: Marcio Thees
Iluminador: Guego Lima e Romiro Vasquez
Adereços: Karlla de Luca 
Coreografia: Rafael Ballest
Cenotécnico: Ronaldo
Costureira: Bebel Rosa
Preparação corporal e direção de movimento: Paula Feitosa
Design gráfico: Guilherme Lopes Moura
Letras e melodia: Daniel Porto e Tibor Fittel
Produção executiva: Daniel Porto
Direção de produção: Alexandre Lino
Idealização:  Alexandre Lino e Daniel Porto
₢2016 todos os diretos reservados a Cineteatro Produções By Pequena Mari Produções
Email: cineteatroproducoes@gmail.com
Phone: 21 9 9172-3332 - Alexandre Lino